12 de setembro de 2014

Pesquisas de intenção de voto... intenção de quem?



Quem se interessa minimamente pelo período eleitoral, certamente fixa os olhos na tv quando são divulgados os resultados da nova pesquisa de intenções de voto, seja para reclamar de quem está na liderança ou acompanhar o desempenho do seu candidato. Nos últimos dias, houve uma verdadeira chuva de pesquisas, partindo dos mais variados institutos (Ibope, Datafolha, Gerp), encomendados pelos veículos de imprensa mais renomados do país (Globo, Record, Folha de São Paulo).
Margem de erro, confiabilidade, número de entrevistados, estatísticas pra lá e pra cá...  por que devemos acreditar nisso tudo? Não é novidade o papel da mídia na política nacional, seja com sua parcialidade habitual na forma de transmitir as notícias cotidianas, nas entrevistas um tanto quanto tendenciosas com os candidatos a governos, criminalização dos mais variados grupos...

Os números que certamente chamam menos atenção para nós (o povo) são os de votos brancos/nulos e indecisos, o que é inversamente proporcional ao interesse deles (ELES). A cada dia de campanha, cada debate, cada pesquisa, esses números decrescem consideravelmente e tem como explicação lógica cada dia de campanha, cada debate e cada PESQUISA.

No Brasil é fácil observar a insatisfação popular com a política nacional, com as novas velhas opções para representar os desejos e necessidades das mais diversas classes. Essa descrença comumente se transforma em preguiça, em um “tanto faz, por mim nem votaria”. O ato de votar, para os adultos muito se assemelha  ao sentimento infantil no dia de uma campanha de vacinação, comparecem a contragosto, por serem obrigados, sabendo que a falta trará problemas maiores que o sacrifício de sair de casa no dia determinado. Se uma dose da vacina já dói, imagina precisar repetir dias depois... mais prático que anular o voto, é depositar sua (des)confiança no líder das pesquisas e ajudar o bendito a deixar os concorrentes para trás e garantir a vitória de cara.

No Rio de Janeiro, tem havido uma valsa de números, dois pra lá e dois pra cá a todo instante. O Ibope mantém Garotinho na liderança em suas últimas 3 pesquisas, porém mostra uma mudança no segundo lugar, com o atual governador (candidato plim-plim) ultrapassando Crivella (candidato do Bispo). Na lanterninha dos mais conhecidos, sempre ele, o pessoense iguaçuano, Lindberg.
Para o Datafolha, Crivella colocou sua sunga florida e despencou em um tobogã, saindo da liderança (24%) na primeira pesquisa para um mísero terceiro lugar (18%) na terceira. Garotinho saiu de um empate técnico para a ponta da tabela (28%), trazendo consigo Pezão com 23%.



Por mais questionáveis que sejam, pesquisas de órgãos diversos com resultados semelhantes dão ao eleitorado certo ar de confiança, uma certeza maior de que votar em Garotinho aumentará a chance de acabar com um possível segundo turno, trocando os plantões sobre parciais da apuração pela tradicional combinação de domingo com futebol e Faustão, no conforto de seu sofá. Mas eis que surge o (pelo menos para mim) desconhecido instituto Gerp, que ainda no mês de agosto divulga os resultados de sua pesquisa (encomendada pela rede Record), que apresenta empate entre Garotinho e Crivella, divergindo das demais citadas aqui que, no mesmo período, já traziam o ex-governador com vantagem de cerca de 10%. Não satisfeito, o Gerp foi além e, no início do mês de setembro, levanta o já quase esquecido pastor e o coloca novamente na 2ª posição, com percentual semelhante aos demais institutos no mesmo período. O “furto” nos pontos ocorreu em relação ao candidato de Cabral, que nesta pesquisa se viu com 8% menos que a do Datafolha, por exemplo.

Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão?


http://noticias.r7.com/eleicoes-2014/pesquisa-garotinho-e-crivella-tem-maiores-indices-de-intencoes-de-voto-no-rj-05092014

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2014/noticia/2014/09/no-rj-garotinho-tem-28-pezao-23-e-crivella-18-diz-datafolha.html

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2014/noticia/2014/09/no-rj-garotinho-tem-27-pezao-19-e-crivella-17-diz-ibope.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário